SÃO PAULO / MINAS GERAIS
RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO
CENTRO OESTE / PARANÁ
NORTE / NORDESTE
BLOG
15/07/2019 | 1 min de leitura

Wimbledon 2019 será inesquecível por dois motivos: a histórica partida entre o sérvio, atual número 1 do mundo, Novak Djokovic e o suíço Roger Federer, considerada a mais longa final da história do torneio e pela emocionante disputa entre o suíço Federer e o espanhol Rafael Nadal, números 3 e 2 do mundo, respectivamente.
Tudo ocorreu nas lendárias e consagradas quadras de grama de Wimbledon localizadas no All England Lawn Tennis Ground, cuja área total, incluindo os parques e estacionamento do Clube, abrange mais de 42 hectares, com capacidade para receber até 42.000 espectadores, durante o torneio. São no total 20 quadras de grama, 8 quadras de saibro e 5 do chamado piso duro (dois Greenset Velvelux e três Greenset Trophy). As quadras de grama são utilizadas para jogos de maio a setembro (exceto a quadra Central e algumas outras que são usados apenas para o Campeonato).
As quadras são semeadas com 100% de gramas de clima frio (9 toneladas são utilizadas todo ano), como as utilizadas no inverno em nossas arenas de futebol como overseeding. Este gramado tem que sobreviver em um solo seco e com uma altura de corte de 8 mm (desde 1995), considerada o ideal para o jogo atual.
Jogar numa quadra de grama exige muita experiencia e técnica. Conhecidas por terem uma superfície muito rápida, a velocidade de jogo nestas quadras é maior do que nas quadras de saibro e sintéticas, em outras palavras, a bola quica mais rápido e exige que os jogadores sejam mais rápidos também. A velocidade da bola é afetada por fatores como, a compactação geral do solo ao longo do tempo e o clima antes e durante o evento. Ou seja, a bola parecerá mais pesada e mais lenta em um dia frio e úmido e, inversamente, mais leve e mais rápida em um dia quente e seco.
O quique da bola é determinado pelo solo, não pela grama. O solo deve ser duro e seco para permitir 13 dias de jogo sem danificar a subsuperfície da quadra. Para conseguir esta superfície firme e uniforme, as quadras são roladas e cobertas todos os dias, e medições regulares são tomadas para monitorar isso. Diariamente durante o torneio, as quadras também são podadas e remarcadas.
Quadras de grama além de um visual belíssimo, é palco de grandes partidas e reinado de lendários tenistas.
15/01/2026 | 4 min de leitura
15/01/2026 | 4 min de leitura
Guia completo: como ter um gramado dos seus sonhos!
Ter um gramado bonito pede cuidados simples e começa entendendo a sua grama de verdade: como ela se comporta, do que precisa e quando precisa.
13/01/2026 | 5 min de leitura
13/01/2026 | 5 min de leitura
A importância da irrigação eficiente para ter um gramado verde o ano todo
A irrigação é um dos cuidados mais fundamentais com os gramados, mas não deve ser realizada sem critérios. Da mesma forma que água de menos é prejudicial, o excesso também pode fazer mal, sendo preciso estabelecer uma rotina de acordo com o tipo de grama e as condições de clima e solo.
07/01/2026 | 6 min de leitura
07/01/2026 | 6 min de leitura
Boavista Sport Club escolhe Bermudas Celebration Itograss para seu estádio
O Boavista Sport Club, time tradicional de Saquarema (RJ), escolheu a Bermudas Celebration para revitalizar o gramado do Estádio Elcyr Resende de Mendonça. A instalação foi realizada no formato Maxi Rolo, garantindo durabilidade e performance superior.
06/01/2026 | 6 min de leitura
06/01/2026 | 6 min de leitura
Uma Wimbledon brasileira? O interior paulista abriga rara quadra de tênis em grama natural
Inspirada no torneio mais tradicional do tênis, a Itograss Tennis Experience aposta em grama natural, manutenção especializada e tecnologia para viabilizar um piso raro no Brasil
TODOS OS ARTIGOS


